quinta-feira, 27 de novembro de 2008

And the Oscar goes to...

Venho aqui dizer que sinto pelo que acontece em Santa Catarina, porem devo informar-lhes que tudo que esta acontecendo é pura e exclusivamente culpa do ser humano, podemos nos deixar levar para uma infinidades de razões para cupar anós mesmos pelo acontecimento, porém é necessário recorrer a ignorânci humana de achar que isso um dia não ia ocorrer em cidades que se delimitam por um rio!!!

Mas o que tenho a alr não envolve SC e sim Nashville, quem conhece Nash sabe que nada mais essa história será senão uma simples metáfora, pros que não conhecem Nash analisem vejam o que seria de você se você fosse uma cidade.

Nashville - "... poderiam todos da cidade falarem que ela era a mais bonita, a mais perfeita, a mais glamurosa e pacatra cidade do mundo, nada ali tinha inais de deficiência tudo funcionava e bem tudo era minuciosamente cuisdado para que nõ saisse dos padoes nem da caracteristica central da cidade, o transporte o mais pontual e rápido possível, saúde impecável, saneamento uma marvilha, tudo ali funcionava como todas as cidades do mundo deviam funcionar, certo!
Apos um dia chuvoso a cidade não se abalara os corregos não enchiam, as ruas ficavam sem sequer uma poça, a água escoava por todos os lugares e só parava ali na cidade se por acaso caisse dentro de um dos maravilhosos vasos de margarida que se estendiam na avenida principal, porém após esse temporal algo diferente aconteceu com peuquena cidade, a rotatória no centro da cidade onde se encontrava uma maravilhosa fonte em forma de cisne dera lugar a uma enorme poça d´agua, os comentários log correram e em questão de poucas horas a cidade inteira posavasse ali para contemplar a desgraça que havia acontecido, comentários começaram a ruir os ares, de diversas formas, de diversos jeitos, e com diversos significados. Uns diziam que a fonte fora roubada, outras diziam qu ela tinha somente desaparecido como mágica, uns achavam que era sonho e uma minoria achava que ela tinha se quebrado e caido dentro da poça que ali se formara.
Sendo sincero eu não imaginei nada na hora, apenas olhei com significativo interesse para a poça, seria quase impossível alguem roubar uma fonte, também não acreditaria que ela tivesse simplismente sumido nem mesmo era sonho tinha acbado de tomar um maravilhoso suco de limão e sonhos não nos afeta o paladar, indagar se ela estava ao fundo de todo aquela água também correu em minhamente depois de alguns minutos, mas o que mais me intrigava era por qual razão após tanta chuva a fonte sumira? E se toda a água da chuva escoara porque a da fonte ali ficara e empoçara? Comecei então a ver os outros trabalharem.
Quatro bombeiros entraram na grande poça com cordas de segurança e todo o mais, chagaram até o meio da poça batia apenas até o joelho do menos dos bombeiros, a fonte realmente não estava lá embaixo, fora perdida, como, porque, e aonde estaria é o que todos queriam saber.
Duas horas depois chaga um enorme caminhão, que apesar do meu conhcimento rídiculo sobre tal equipamento ao examinar por instantes descobri que ele sugaria toda aquela água, a cidade se restauraria e iriam colocar uma porcaria de uma fonte nova no lugar, afinal era uma mera peça de marmore esculpida, devia ser cara, mas nada impossível de tornar a ser o que era, a mentalidade dos moradores pensaram igual a mim nas primeiras horas, davam vivas ao caminhão, e continuavam a se sentirem maravilhados ao ver ochão surgir ali outra vez, ms n aminha cabeça algo pulsava, aquilo que acontecera não era simplismente a solução era uma resposta idiota pra quem simplismente esquecera que uma enorme fonte de mais de 200 kilos sumira da noite pro dia, ser humano idiota, acha que a solução se deve simples e fatidicamente pela reposição, troca, e sobreposição.
Minha cabeça girava, tudo estava resolvido pra quem queria ver a cidade de novo em ordem, mas e pra quem tirou significados do que aconteceu ainda faltava muito a fazer, comecei uma busca incessante de fontes na internet e telefonemas para várias cidades vizinhas, pouco tempo depois, devido a minha ansiedade por respostas me perdi ao tempo, imagino que a 4 dias, a nova fonte foi instalada, era feita agora de chumbo e tinha uma maravilhosa ave de asas abertas no centro, tinha de admitir que achava a outra mais bonita, ms essa era realmente a cara da cidade, e sem dúvida seria mais um ponto turístico da cidade.
Nessa noite fui recebendo umas mensagens de alguem anonimo que disse ter visto a fonte em algum lugar ao norte do estado, procurei saber mais e finalmente achei a fonte, estava lá linda e funcionando em uma pequena cidade do qual eu não consegui saber o nome de cara.
Como podia é o que eu perguntava, o porque a fonte fora para ouro lugar, porque a levaram, será que não sabiam que ela era de Nashville e que não seria muito grandioso roubar algo para usá-lo, levantei o histórico da cidade assim que soube seu nome, ele tinhas um fátidico histórico de fontes que também sumiram, as coisas ficaram mais estranhas ainda, talvez a cidade passara pelo mesmo que estavamos passando também, mas havia uma suspeita de que o prefeito mandava jogarem as fontes fora a cada ano para pegarem outra melhor.
É óbvio então que a nova fonte sumiria não demoraria muito era maravilhosa, me deitei um pouco e parei para pensar memso que isso estivesse acontecendo como eles transportavem com tanta facilidade uma fonte sem ninguem ver?
A jugar pelo que pensei o fato derraderamente aconeceu, a fonte sumiu no dia seguinte, a criança gritou, o homem berrou amulher chorou, mas nada eu podia fazer para explicar, já sabia o poruqe e pra onde ela ia, mas se eu abrisse a boca poderia causar um caos entre as cidades, fiquei quieto mas peguei minha bicicleta e parti para a pequena cidade ao norte.
Ao chegar lá vi a nova fonte logo de cara, estava lá postada com sua enorme e contagiante imponencia dentre os adornos da cidade, julguei a olhar pelo tamanho e beleza do prédio onde ficava o gabinete do prefeito, e a conversa foi mais ou menos assim:
- Bom dia prefeito
- Bom dia, que poderia ajudar?
- Vim falar sobre a fonte!
- A sim achou bonita?
- Ela era da minha cidade! Quero saber o que ela faz aqui?
- Boa pegunta rapaz, o qe acha que ela faz aqui?
- O senhor deveria me responder afinal o senhor é o prefeito!
- Rapaz, eu simplismente venho vendo isso a muito tempo, fonte some, fonte aparece, não ache que eu tenho alguma culpa, elas simplismente aparecem!!!
- E as outras antigas vão para onde?
- Garoto, elas vão para outros lugares, ou em alguns casos que eu mesmo presenciei voltam para de onde vieram.
- Então o cisne, vai voltar?
- Me responda pra que serve uma fonte? Para embelezar a cidade? para ficar jorrando água? Ou para circular a essencia da vida a AGUA entre si mesmo abastecendo o espirito da cidade?
- Imagino que muitos responderiam as duas primeiras senhor, mas eu pessoamente já apoio a ultima idéia!
- Pois é, e a essencia da fonte seu significado é a água.
Como se aquilo acetasse seu coração em cheio as respostas vieram e se transformaram em uma pequena lágrima em meu rosto.
- Sim rapaz, isso mesmo, as fontes vem para cá poruqe somos uma cidade bem maior, e tratamos a fonte como fonte deve ser tratada, deixamos acumular essencia de vida nela, quando outra chega querendo o mesmo deixamos a outra ir, e mesmo que ela queira ficar a expulsamos, porque aqui não ligamos pra essencia eu quero cmo prefeito mostrar pro mundo que minha fonte é a mais bela, e quando arranjar uma melhor tchau, entendeu?
Indignado e perplexo voltei para minha cidade sabendo tudo o que acontecera, pior sabendo que as fontes iam e viam quando elas quisessem, e que aquele prefeito miserável não dava atenção a elas.
Cheguei a minha cidade fui até a rotatória já havia sugadoa água de novo, e então lembrei da primeira fonte, o cisne sentei ao lado do grande circulo central e me pus a chorar, se ninguem houvesse secado a essencia da fonte, se ao menos guardassem dentro de si seu significado, tavez assim a fonte não tivesse ido, pelo ou menos teria voltado, e agora eu choro cada dia que durmo ao lado do grande circulo o mais rápido possível na esperança de que um dia encha o espaço com lágrimas e que gata gota aça ela voltar, nossa cidade pode não merecer, mas sempre é bom saber que alguem ainda esta lá para fazer você voltar, uma pessoa que derubou a essencia pra fonte de sua vida. "

teria de sr revisado mas foi tão de coração que juro que nunca vu editar esse texto

2 comentários:

Anônimo disse...

Não preciso nem dizer que adoro esse tipo de texto..que nos faz refletir através de uma história. Muito bom mesmo. Um leve desabafo.

Anônimo disse...

Parabééns pela criatividade e ousadia q tu tens em tratar de assuntos tao polêmicos como este.

Vleeo mano.. Abraçs